Notícias

Fique por dentro das notícias

16ª Corrida e Caminhada Ispon une esporte, superação e solidariedade

16ª Corrida e Caminhada Ispon une esporte, superação e solidariedade

Há 16 anos, promovemos a Corrida e Caminhada Contra o Câncer, evento que homenageia nossos pacientes e visa promover a conscientização e prevenção contra a doença e a favor da prática esportiva. A 16ª edição aconteceu no dia 26 de outubro, com largada na Estação Saudade, no centro de Ponta Grossa. Mais do que uma competição, a corrida é um momento de celebração da vida, marcado por histórias de coragem, superação e esperança.

Entre os 2.006 inscritos deste ano, 40% se inscreveram nos 5 km, 20% na caminhada, 19% nos 10 km, 15% nos 3 km e 4% na corrida kids. As mulheres representaram 56% do total. 

O crescimento da Corrida e Caminhada ISPON também reflete o envolvimento cada vez maior da comunidade com a causa. Nossa gestora administrativa, Ana Maria Garbuio, responsável pela organização desde a primeira edição, destaca a evolução do evento ao longo dos anos:

“No ano passado, tivemos cerca de 1.600 inscritos e, neste ano, mesmo com outros eventos acontecendo no mesmo fim de semana, conseguimos reunir ainda mais pessoas, com uma divulgação muito forte — inclusive espontânea, feita pelos próprios atletas, que têm um carinho enorme pela nossa corrida".

Para ela, mais do que números, o que se destaca é o significado de cada edição: ‘É emocionante ver como a corrida cresceu e continua fiel ao propósito de homenagear os nossos pacientes e inspirar a comunidade a cuidar da saúde. Cada pessoa que participa carrega uma história — e é isso que torna esse evento tão especial’, completa.”

 

Emoção, superação e parceria na pista       

Um dos momentos mais marcantes da corrida é a largada com os pacientes homenageados. Neste ano, foram 16 pacientes que largaram ao lado de 16 atletas da cidade, chamados de “padrinhos”. Alguns dos homenageados permaneceram em uma base de apoio enquanto o atleta corria por eles, mas outros se desafiaram e seguiram no percurso junto com seus padrinhos.

As camisetas também tiveram um papel especial: homenageados e padrinhos usavam modelos diferentes que, juntos, formavam a frase “Minha história é única, mas nunca solitária” — tema da corrida neste ano. A mensagem reforça que, na oncologia, nenhum diagnóstico é igual ao outro. Cada paciente vive um caminho particular, com seus próprios desafios — mas nós estamos juntos nessa!

A paciente homenageada Carine Franciele de Lima Dudik veio de Jaguariaíva com a família para participar do evento e encontrou, na corrida, muitas semelhanças com a jornada oncológica.

“Na trajetória da corrida, para mim, foi como se eu estivesse na trajetória do meu tratamento. No começo, aquela incerteza se a gente vai conseguir, como que vai ser lá na frente, será que eu vou superar o processo? Eu estou sem treinar há tanto tempo, porque fiz a última quimioterapia e depois a cirurgia. Foi a mesma sensação quando descobri o diagnóstico: você fica numa espécie de incerteza, de saber o que vai acontecer. Então eu corri, me esforcei muito, lutei para não parar.

A Pri, que correu comigo, me ajudou muito, me incentivou. Teve alguns momentos da corrida em que eu caminhei, que foi necessário, assim como acontece durante o tratamento, quando a gente precisa respeitar o nosso corpo também. Eu aprendi a respeitar o meu corpo. E muitas vezes é necessário parar — a gente não quer, mas é preciso parar, dar um descanso.

Foi maravilhoso, uma sensação de liberdade, de vitória, muita emoção, porque aí você vai chegando no momento de passar a chegada e pensa em tudo que superou, tudo que aguentou. Fiquei emocionada. Meu tratamento ainda não acabou; essa corrida é muito mais que uma corrida. Eu nunca mais vou esquecer e, com certeza, vou participar de outras”
, contou Carine.

Entre as madrinhas, a atleta Mariane Pradro também viveu um momento marcante ao lado da paciente Camila Daniely Dolada Bastos, que veio de Telêmaco Borba:

O que nos faz sentir vivos é poder celebrar momentos como o que a gente viveu na corrida. Eu nem sequer lembrei de ligar o GPS do meu relógio. Peguei na mão da minha paciente e fui, sem me importar com o tempo ou qualquer outro fator. Fiquei tão feliz que ela quis fazer o percurso inteiro dos 3 km. Ela sentiu que conseguia — e realmente conseguiu. Fomos no tempo dela, e aquilo foi o meu troféu.  

Pude ouvir uma história linda da Camila. Não tem pódio que seja mais gratificante do que ver pessoas vencendo seus limites, vencendo a cura de uma doença como o câncer e descobrindo uma nova vida”
, descreveu Mariane.

 

Estrutura e apoio  

Além do percurso principal, o evento contou com DJ ao vivo, recovery para auxiliar na recuperação dos atletas com a equipe da Clínica de Fisioterapia Bianca Carraro, pipoca, algodão-doce, espaço de hidratação para pets, distribuição de brindes personalizados e muitas comidinhas do restaurante Cafézin.

A 16ª Corrida e Caminhada ISPON Contra o Câncer foi organizada em parceria com a Muraro Eventos Esportivos e contou com o patrocínio da Atlante Engenharia, Allnex, Anasol, CESCAN, Laboratório Vicentino, Unimed, Pró-Saúde, MR Imagens, Agro Joná, Clinica da Imagem e Dr. Salva, além do apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).



fotos: Mutir
 


Compartilhe nas redes sociais: