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Acreditação

Acreditação


Em dezembro/2014 o Complexo Ispon conquistou um marco em sua história - a obtenção do certificado de acreditação. A conquista foi ainda mais representativa porque no Estado do Paraná o Ispon foi o primeiro serviço de oncologia a obter esse título. Já para o Ispar a certificação foi ainda mais especial por se tratar do segundo certificado no Brasil, sendo que só havia um serviço especializado certificado em Minas Gerais.


A Acreditação é uma certificação de qualidade exclusiva para instituições de saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada organização prestadora de serviços de saúde para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões, nacional e internacionalmente reconhecidos, e previamente definidos.


A acreditação pode, ainda, ser compreendida como uma metodologia de gestão, que preconiza e fomenta o entendimento estratégico, o consenso multiprofissional, a racionalização da utilização dos insumos e a otimização dos resultados organizacionais e principalmente os assistenciais. Está sempre alinhada com o propósito fundamental de dar maior segurança aos pacientes e colaboradores, promovendo o aumento gradativo da qualidade das atividades, através da mudança de hábitos, de procedimentos, posturas e expectativas, despertando sempre nos profissionais de todos os níveis um novo estímulo para avaliar seus processos, reconhecendo e diminuindo as vulnerabilidades existentes.


O Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) é gerido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) uma entidade não governamental, porém, reconhecida e validada pelo governo, sem fins lucrativos. A metodologia do SBA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no país.


O Complexo Ispon aderiu ao processo de acreditação por estar comprometido com a melhoria continua de organização e com a segurança do atendimento ao paciente/cliente. Evoluir constantemente e alcançar patamares mais elevados de qualidade são os lemas da organização!


Benefícios aos pacientes/clientes:

- O processo de acreditação incentiva a instituição a aprimorar continuamente os seus colaboradores. Profissionais mais qualificados garantem melhor atendimento;

- O modelo de gestão pela qualidade estimula o Complexo Ispon a buscar a melhoria contínua dos seus processos e serviços;

- A organização oferece aos pacientes e aos seus familiares um atendimento uniforme, eficiente e que visa minimizar a ocorrência de falhas por meio de protocolos, políticas e procedimentos;

- Canais abertos e de confiança com seu público, com a comunidade e com os colaboradores, independentemente de seus valores culturais, sociais e religiosos.