Complexo Ispon Complexo Ispon

Menu Mobile

Orientações

PREVENÇÃO E CUIDADOS DURANTE O TRATAMENTO

Neste espaço, disponibilizamos algumas orientações sobre prevenção e  cuidados que o paciente deve tomar durante o período de tratamento contra o câncer.


 VIVER BEM

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. O controle do câncer de mama foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Alguns hábitos ajudam na prevenção e diagnóstico precoce da doença, como a prática de exercícios, boa alimentação e a realização de acompanhamento médico indispensável para qualquer mulher.

 

CUIDE-SE

Durante a quimioterapia e radioterapia as unhas tendem a ficar mais ressacadas o que exige um cuidado especial. Use creme hidratante concentrado nas unhas e cutículas e lixe-as com mais frequência. Além disso, também não é indicado tirar as cutículas, já que elas protegem as unhas de infecções e o sistema imunológico durante o tratamento fica mais fragilizado. Mesmo que as unhas estejam quebradiças, não é indicado utilizar unhas postiças, pois elas danificam ainda mais as unhas. Pode-se utilizar esmaltes, desde que não fique com ele muitos dias seguidos e para removê-los utilize removedor sem acetona.

 

INFORME-SE

Mulheres com câncer ginecológico e homens diagnosticados com câncer de próstata sofrem com as dúvidas que podem comprometer a vida sexual, tanto com os aspectos físicos, quanto psicológicos da doença. Porém, é importante lembrar que nem toda sequela é irreversível e que existem diferentes exercícios para as mulheres e tratamentos para os homens que buscam amenizar esta etapa do tratamento e tornar a relação a dois prazerosa. O principal é o comprometimento do casal em não transformar o assunto em tabu. O sexo é uma consequência de uma vida afetiva que inclui a cumplicidade entre os parceiros! Informe-se com o seu médico sobre esta questão e tenha uma vida saudável com o seu parceiro, sem culpa ou vergonha.

 

PRÁTICAS SAUDÁVEIS

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens e o de maior frequência nos acima dos 50 anos. Histórico familiar da doença, idade avançada, fatores hormonais e ambientais estão entre os fatores de risco. Algumas práticas saudáveis podem ajudar a reduzir esses fatores e prevenir outros tipos de doenças: Tenha uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, fibras e não consuma bebidas alcoólicas. Exercite-se com frequência. Mantenha o controle do seu peso. Além disso, os exames de rotina acima dos 50 anos são indispensáveis.

 

CUIDADOS COM A PELE

O câncer não melanoma é o tipo de maior incidência entre os casos de tumor de pele registrados no Brasil. É mais comum em pessoas acima dos 40 anos e mais raros em crianças ou negros, com exceção daqueles com histórico de doenças cutâneas prévias. Os tumores de pele estão relacionados principalmente a fatores de risco, como a exposição excessiva aos raios solares. Alguns cuidados são fundamentais para a prevenção: evite o sol das 10h às 16h, utilize sempre filtros solares fator 30 ou mais, mesmo em dias nublados, e faça uso de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.

 

BOM HUMOR

Manter o bom humor e o alto astral durante o tratamento do câncer é de grande ajuda na recuperação do paciente. Cuidados com a aparência também têm efeito positivo, principalmente em mulheres. Cuidar das unhas, do cabelo, da pele, da saúde bucal além do uso de perucas e lenços coloridos levanta a autoestima e traz satisfação. O amor-próprio pode ajudar a transformar essa batalha em um período menos doloroso.

 

É GRÁTIS

A vacina contra o HPV é gratuita para meninas de 11 a 13 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e previne o câncer de colo do útero. Porém, uma recente pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde constatou que a vacina também protege infecções orais que estão associadas ao câncer de garganta. Segundo o estudo, a vacina reduz cerca de 90% de infecções orais. Todas as mulheres que ainda não tomaram a vacina contra o HPV podem e devem tomar. Procure o seu ginecologista e informe-se!

 

CUIDADO: CRIANÇA

O câncer infantil pode ocorrer em qualquer local do organismo quando células anormais se proliferam descontroladamente. Porém os tipos de câncer mais frequentes na infância e adolescência são as leucemias (glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central. As chances de cura são, hoje, de aproximadamente 70% quando o diagnóstico é precoce. Por isso, fique atento ao comportamento do seu filho. Criança não inventa sintomas! Acesse http://goo.gl/mF9CzV e confira alguns deles.

 

PARE DE FUMAR

Quanto antes parar de fumar menor o risco de adoecer e os benefícios já começam a aparecer nas primeiras horas sem cigarro. Após 20 minutos sem fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue; Depois de 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; 12 a 24 horas depois, os pulmões já funcionam melhor; Após 3 semanas a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; 1 ano sem fumar, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido pela metade e 10 anos sem cigarro, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.