Orientações

Orientações

Quais os riscos para a pele de quem está fazendo quimioterapia?

Quais os riscos para a pele de quem está fazendo quimioterapia?

Você está em tratamento contra um câncer durante o verão? Você conhece os cuidados que precisa ter com a pele? Todos os tratamentos são iguais? O Dr. Pedro Buiar, oncologista clínico do Complexo ISPON, ajuda você a esclarecer essas dúvidas:

O Sol faz bem ao nosso organismo, se aproveitado na medida certa. Ele estimula a produção de vitamina D. Inclusive, hoje vários estudos comprovam que quem tem níveis maiores de vitamina D tem menos chance de ter um câncer. Entretanto, a regra de se expor ao sol vale para os pacientes que estão em tratamento contra o câncer? 

Depende!


Primeiro, você precisa perguntar ao seu médico se o seu tipo de tratamento aumenta os riscos de queimadura solar e/ou outros tipos de reação cutânea. A maioria das quimioterapias acaba sendo fototóxica, ou seja, acabam reagindo com a luz ultravioleta e gerando danos à sua pele. Mas fique tranquilo, felizmente, este efeito se encerra quando o tratamento chega ao fim.
Alguns quimioterápicos acabam sendo mais fototóxicos do que outros. Por isso é importante perguntar ao seu oncologista. Além disso, algumas medicações para outras doenças como hipertensão, diabetes, asma, antibióticos, antidepressivos, podem interagir com a quimioterapia e aumentar as chances de queimaduras solares. Saiba que mesmo que você esteja recebendo uma "quimioterapia em comprimidos", a exposição à luz solar pode trazer danos maiores à pele.

Após receber as orientações específicas para o seu caso, aqui vão alguns dos cuidados gerais que quem faz quimioterapia deve tomar:
- Evitar exposição solar entre 10h-15h
- Perguntar sobre os tipos de protetores solares para usar e usá-los!
- Preferir utilizar roupas que cubram uma maior área do corpo, incluindo chapéus para a cabeça. Chapéus, e não bonés.


Se já ocorreu a queimadura solar, fique tranquilo. Tente evitar novas exposições solares, utilize compressas úmidas para aliviar o desconforto, e se você apresentar dor importante, vermelhidão que não melhora, febre ou calafrios, vômitos ou outros sintomas, entre em contato com seu médico.


Lembre-se de tomar bastante água para se manter hidratado e claro, aproveite o verão na medida certa! 

Dr. Pedro Grachinski Buiar
Médico Oncologista Clínico do Complexo ISPON 
CRM-PR 32421 | RQE 24830 | RQE 24831 
 


Compartilhe nas redes sociais: