Notícias

Fique por dentro das notícias

Dia do Enfermeiro

Enfermeira e Coordenadora Técnica do ISPON escreve emocionante texto em homenagem ao Dia do Enfermeiro

Dia do Enfermeiro

Dia 12 de maio se comemora mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio se comemora a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem também a Florence, bem como a Ana Néri, Enfermeira brasileira que foi a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.


Vivemos em uma época onde a analogia “estar na linha de frente” nunca foi tão real. Os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem estão literalmente à frente do combate ao COVID-19, “se alistando”, deixando suas famílias e “marchando” para a batalha diária contra o vírus. Nunca a profissão teve tanto destaque!


Neste mês de comemoração, gostaria de estender as mãos a todos os profissionais de Enfermagem do mundo e, em especial, para os que eu tive o prazer de conhecer e trabalhar. Este é o momento de nos unirmos e mostrarmos o quanto somos importantes para o mundo todo, especialmente dentro das instituições de saúde. Sonhamos juntos com o tempo em que seremos reconhecidos e valorizados, pela diferença que fazemos e pelas vidas que salvamos.


Espero que esse momento histórico traga com ele o rompimento de paradigmas em relação à Enfermagem, que possui como cerne central do seu trabalho o cuidado ao ser humano e que, para tanto, deve atuar com todo o dom, amor e conhecimento técnico e científico contribuindo e direcionando as equipes multidisciplinares.


Não posso deixar de pensar na área em que escolhemos para atuar: a oncologia. Tão imensa, tão forte, tão dinâmica em seu constante desenvolvimento e atualizações, cheia de desafios, alegrias e tristezas. Como aprendemos com pessoas que se encontram no limite das suas forças!! Quando me perguntam: “Nossa por que você escolheu essa área tão triste?”, minha resposta é que sempre estudei e direcionei minha profissão focada na oportunidade de sair diariamente de casa para trabalhar e ajudar cada paciente em seu tratamento, em sua recuperação, em sua melhoria de qualidade de vida e que, tudo isso é transformador e gratificante. Meu olhar é por outro ângulo!


Por fim, quero fazer um agradecimento especial à Equipe de Enfermagem do Complexo ISPON que se dedica imensamente, intensamente e ininterruptamente a prestar um atendimento de excelência e humanismo a todos os nossos pacientes oncológicos. Vocês merecem nossa admiração e reconhecimento, além de todos os aplausos do universo:


Dayana Barbosa, Eloise Gloeden, Graziella Grzybowski, Larissa Gomes, Simone Dukevicz e Wandy Schultz. 

Érica Martins Pio
Enfermeira e Coordenadora Técnica do ISPON 
COREN-PR 125.889

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: