Notícias

Fique por dentro das notícias

Revista Saúde: Leucemia

A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea

Revista Saúde: Leucemia

A Dra. Carolina Bacila de Sousa, médica hematologista no Complexo ISPON escreveu sobre Leucemia para a Edição de Agosto da Revista Saúde. Confira:

Em uma medula óssea saudável, as células-tronco nascem, tornam-se maduras e passam por um processo de diferenciação. Na leucemia aguda, entretanto, uma série de mutações genéticas nas células-tronco resultam na formação de blastos, células que ficam “presas” nos estágios anteriores ao amadurecimento. Essas células não conseguem se tornar maduras, e passam a se multiplicar de forma descontrolada. Os blastos também se desenvolvem rapidamente na medula óssea e passam a atrapalhar o desenvolvimento de células saudáveis. Como resultado, a medula óssea começa a ter uma quantidade enorme de blastos e o número de células saudáveis (células vermelhas, células brancas e plaquetas) pode cair. Neste momento, o indivíduo começa a apresentar os sintomas comuns da leucemia.


A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade. A leucemia aguda progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais. A leucemia crônica, entretanto, normalmente progride lentamente e os pacientes têm um número maior de células maduras. No geral, essas poucas células maduras conseguem realizar algumas das funções normais. A leucemia também é classificada a partir do tipo de célula do sangue que está doente. As células doentes da leucemia são os glóbulos brancos produzidos na medula óssea. Um tipo de glóbulo branco doente é chamado de “mielóide” e o outro tipo de “linfóide”. O nome dos quatro tipos de leucemias descreve quão rápido (aguda) ou devagar (crônica) a doença progride e identifica o tipo de glóbulo branco que está envolvido (mielóide ou linfoide).


Sintomas da leucemia aguda:  
Fadiga, cansaço, falta de ar durante atividades físicas normais. tonturas ou desmaios, dores de cabeça, palidez, infecções frequentes, febre, hematomas, petéquias (pequenas manchas vermelhas na pele), sangramentos, perda de apetite, perda de peso sem motivo aparente, aumento do tamanho do baço. 


Tratamento:
Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento, que dependerão do subtipo da leucemia aguda, bem como de outros fatores prognósticos, da idade e do estado geral de saúde do paciente. O principal tipo de tratamento para a leucemia aguda é a quimioterapia, às vezes junto com uma terapia alvo, que pode ser seguido por um transplante de células tronco.


Em função das opções de tratamento definidas para cada paciente, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como hematologistas e oncologista. Mas muitos outros poderão estar envolvidos durante o tratamento como, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.


Tomando decisões sobre o tratamento: 
É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades.

Dra. Carolina Bacila de Sousa
Médica Hematologista do Complexo ISPON 
CRM-PR 20833 | RQE 16447


Compartilhe nas redes sociais: