Notícias

Fique por dentro das notícias

Projeto Love Letters

Palavras que confortam

Projeto Love Letters

O Projeto Love Letters é uma iniciativa da colaboradora Graziella Grzybowski que, ao assistir uma reportagem na TV sobre o Slow Medicine (medicina sem pressa), sentiu que poderia trazer esta prática para os pacientes do Complexo ISPON, e contou com a ajuda da colaboradora Susan Kochmann . 

"Não sei se a vida é curta ou longa para nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que acolhe,
braço que envolve, palavra que conforta,
silencio que respeita, alegria que contagia,
lágrima que corre, olhar que acaricia,
desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais, mas que seja intensa,
verdadeira, pura enquanto durar."

Cora Coralina

Seguindo a grande poeta Cora Coralina, o objetivo do Love Letters é animar e motivar o paciente com câncer, tendo por base que o processo de cura muitas vezes tem relação com a força de vontade, com a esperança e com outros fatores que motivam o paciente. Um desses fatores, talvez o mais importante de todos, seja o amor – o qual é demonstrado através das cartas aos pacientes em tratamento e sob cuidados paliativos.

A metodologia deste projeto consiste em convidar os colaboradores do Complexo ISPON a escreverem cartas para que os pacientes possam ser agraciados com este presente mediante a entrega e leitura das cartas. A pessoa que escreve – e que não sabe quem é seu destinatário – redige uma carta desejando o bem e a cura, incentivando e dando força para a recuperação da pessoa, com palavras de esperança, motivação e carinho. As cartas passam por uma triagem para selecionar conteúdos de acordo com o sexo do paciente e são envelopadas. As mesmas são entregues mensalmente aos pacientes em tratamento quimioterápico e sob cuidados paliativos. Para dar um toque ainda mais especial, incentivou-se os colaboradores a levarem este convite até suas casas e conta também com a participação de alunos do Colégio Sepam.

Assista ao vídeo do início deste lindo projeto. Em breve, mais informações!


Compartilhe nas redes sociais: