Notícias

Fique por dentro das notícias

Manipulação de Quimioterápicos em Área Limpa

A Área Limpa é um grande diferencial no tratamento dos pacientes oncológicos

Manipulação de Quimioterápicos em Área Limpa

Nossa área de manipulação de quimioterápicos se classifica como Área Limpa classe ISO 7, destacando-se por ser um grande diferencial no tratamento de nossos pacientes.


Mas afinal, o que é uma Área limpa?


São áreas esterilizadas com controle ambiental definido em termos de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por partículas, projetada e utilizada de forma a reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.


A manipulação dos quimioterápicos segue as mesmas regras da legislação das Boas Práticas da Fabricação de Medicamentos e ainda precisa atender exigências específicas, como a RDC 220, de 2004, e a RDC 67, de 2007, da ANVISA. Vários aspectos tornam o processo delicado e que exige uma rotina de cuidados e controles.


No processo de produção de medicamentos injetáveis, partículas indesejáveis podem infectar o produto e acabar injetadas na corrente sanguínea do paciente. Essa tecnologia garante o máximo em proteção contra contaminação pessoal, ambiental e do medicamento manipulado. Para isso, o Complexo ISPON conta com uma equipe de farmacêuticas capacitadas, e muito preparadas para realizarem esse tipo de procedimento. As Farmacêuticas analisam as prescrições e separam os materiais e medicamentos necessários ao preparo, os quais são recebidos na área de manipulação já higienizados. O ambiente conta com uma cabine de biossegurança classe II B2 onde os medicamentos são preparados de forma individualizada por paciente e em seguida são encaminhados para a equipe de enfermagem, a qual realiza e acompanha todo o processo de administração do medicamento. Todos os processos desde o recebimento da prescrição, até a administração do medicamento no paciente passam por dupla checagem.


Por conta da manutenção da área limpa e das características tóxicas desses medicamentos, as farmacêuticas adotam medidas de segurança durante a manipulação, como: uso de macacão de material impermeável, com mangas longas, punhos elásticos, de baixa emissão de partículas; dois pares de luvas estéreis de látex sem talco; proteção respiratória - máscara descartável com referência PFF2 / N95; bota impermeável com solado antiderrapante; touca descartável, óculos de proteção e capuz impermeável. 


Todos os setores onde há risco de contaminação com quimioterápicos possuem kit derramamento para realizar limpeza e desinfecção das áreas em caso de acidentes, com objetivo de diminuir a contaminação ambiental.


Semestralmente são realizados testes de Certificação da Área Limpa e da Cabine de Segurança Biológica, bem como a Certificação Microbiológica do ar ambiente, água utilizada na higienização das mãos e frascos de medicamentos, sabonete antisséptico, saneantes e luvas do manipulador.

Morgana Koppen Jesus
Farmacêutica Responsável Técnica do ISPON
CRF-PR 16159

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: