Notícias

Fique por dentro das notícias

Julho Verde

Prevenção e Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço

Julho Verde

Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o INCA, o câncer de cabeça e pescoço atinge 43 mil brasileiros por ano.

Não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de tipos de câncer que podem se desenvolver na cavidade oral, nos seios da face, na faringe, orofaringe e hipofaringe, na laringe, nas glândulas salivares e na tireoide.

A boa notícia é que, quando um câncer é detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento.

A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região, por exemplo, dentro da boca, do nariz e da garganta.

Diferentemente de muitos tipos de câncer, cujas principais causas não são conhecidas, os tumores de cabeça e pescoço têm seus principais fatores de risco bem estabelecidos:
-Tabagismo
-Bebidas alcoólicas
-HPV (papilomavírus humano)

Por isso, recomenda-se não fumar, não consumir em excesso bebidas alcoólicas, não praticar sexo oral sem proteção. Recomenda-se também a vacinação contra o HPV e fazer higiene bucal corretamente. Essas ações são consideradas importantes para a prevenção da doença.

Em 70 a 80% dos casos a doença é descoberta em estágios avançados! Ajude-nos a mudar esse dado compartilhando informações e conscientizando seus familiares e amigos. Participe da Campanha Julho Verde!


Compartilhe nas redes sociais: