Notícias

Fique por dentro das notícias

Instituto Sul Paranaense de Oncologia e Instituto Sul Paranaense de Radioterapia recebem Acreditação Nível 2 da ONA

O ISPON passa a ser o 5º serviço no Brasil e o 2º no sul do país em Nível 2 e o ISPAR o 2º em Nível 2 do Brasil e o 1º no Paraná e em toda a região sul!

Instituto Sul Paranaense de Oncologia e Instituto Sul Paranaense de Radioterapia recebem Acreditação Nível 2 da ONA

  

Quando um alpinista decide escalar uma montanha, a fase de planejamento e preparo exige muito mais tempo que a subida e o momento de cravar a bandeira da vitória no topo. Se não fosse assim, a escalada seria um fracasso e não agregaria melhorias reais nas condições físicas, técnicas e emocionais do alpinista. O conhecimento prévio da rota, dos desvios que poderão ser necessários, das condições do terreno, do clima e dos obstáculos é ponto nevrálgico para que a jornada seja proveitosa e exitosa! 

Foi com esta lógica e foco que o ISPON e ISPAR, já com um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e Acreditado em Nível 1 pela ONA - Organização Nacional de Acreditação desde dezembro/2014, avançaram para um novo nível de qualidade: a certificação de Acreditação Nível 2, fato homologado no último 25/03/2019. Esta conquista tornou-se ainda mais significativa para Ponta Grossa e região, porque no Brasil apenas 19 serviços de oncologia possuem este selo de qualidade e destes, apenas 4 são Acreditados em Nível 2. O ISPON passa a ser o 5º serviço no Brasil e o 2º no sul do país em Nível 2. Já para o ISPAR a certificação é ainda mais impactante - apenas 3 serviços de radioterapia são Acreditados no Brasil! Passamos a ser o 2º em Nível 2 do Brasil e o 1º no Paraná e em toda a região sul!

A certificação de Acreditação é um processo pelo qual as organizações de saúde implementam um modelo de gestão da qualidade com base em padrões de qualidade nacional e internacionalmente reconhecidos: o Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA. Ele se traduz em práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, já que envolve a verificação e evolução contínua dos processos e sua eficácia, eficiência e efetividade. A acreditação pode ainda ser compreendida como uma metodologia de condução da organização, que preconiza e fomenta o entendimento estratégico, o consenso produtivo multiprofissional, a racionalização da utilização dos insumos e a otimização dos resultados. Para os pacientes, médicos e colaboradores significa qualidade constante e uma organização que está em busca perene do aprimoramento dos seus processos, suas estruturas e seus resultados.

Todas as ações que culminaram nessa conquista iniciaram já nos primórdios do modelo de qualidade adotado pelas instituições em 2013. Não foram ações pontuais, mas resultados de uma estrada muito bem pavimentada, pautada em ciclos de melhoria nos processos, em efetividade das políticas e protocolos, na mensuração de indicadores de estrutura, processo e resultados e na cultura de qualidade e segurança do paciente sólida e disseminada. 

Voltando à nossa escalada, sabemos que após uma conquista, há as comemorações tão necessárias, mas também há o vislumbre do desafio seguinte! O alpinista mira na próxima montanhas mais alta e inicia novamente o ciclo de preparo para o que vêm pela frente. Nós, ISPON e ISPAR já estamos a caminho da próxima montanha...

Conheça alguns dados do Sistema da Qualidade do ISPON/ISPAR:

  • 480 procedimentos padronizados.
  • 19 políticas institucionais implementadas.
  • 100% dos protocolos de segurança do paciente implementados.
  • 154 indicadores de estrutura, processo e resultado monitorados.
  • 100% dos processos mapeados e contratualizados entre clientes e fornecedores internos.
  • 100% dos riscos dos processos e de segurança do paciente mapeados e monitorados.
  • 520 melhorias de estrutura, processos, pessoas, segurança e tecnologia da informação realizadas desde 2014.
  • Diversas ferramentas de qualidade implementadas: Programa 5S, Análise de Causas e Efeitos, FMEA, PDCA, entre outras.
  • Experiência do Paciente com média de 95%, colocando a instituição na zona de excelência do Net Promoter Score.
  • 100% do Corpo Clínico com avaliação de desempenho.

 


Rodrigo Della Torres

  • Gestor da Qualidade do Complexo ISPON.
  • Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Graduado em Administração pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.
  • Especialista em Gestão em Saúde pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR.
  • MBA em Gestão da Qualidade e Gestão Estratégica.
  • Mais de 13 anos de experiência em serviços de saúde, atuando como Gerente Hospitalar, Gestor da Qualidade, Assessor, Avaliador, Palestrante e Facilitador de Treinamentos.
  • Sócio Proprietário do IDTEX - Instituto Della Torres para Excelência
  • Avaliador líder ativo do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA, atuando desde 2013.
  • Avaliador pela ACSA - Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (Acreditação Europeia).
  • Atuação no processo de revisão do Manual Brasileiro de Acreditação - ONA, versão 2018.

Compartilhe nas redes sociais: