Complexo Ispon Complexo Ispon

Menu Mobile

Fórum em Ponta Grossa debate melanoma cutâneo



O Complexo Ispon reúne no dia 25 de julho diversos oncologistas e outros profissionais da saúde para discutir o melanoma cutâneo. O Fórum Interativo 2015 acontece às 8h, no Slaviero Executive em Ponta Grossa, e tem como objetivo debater este tipo de câncer de pele, seu diagnóstico e quais suas opções de tratamento.

O melanoma cutâneo é causado por um crescimento desordenado das células produtoras de pigmentos, os melanócitos, e responde pela maior parte das mortes por câncer de pele no país por ser um tumor agressivo, de crescimento rápido e com grande potencial de se espalhar pelo corpo (metástase).

Segundo a oncologista clínica do Complexo Ispon, Cynthia Koehler, apesar de ser um câncer agressivo, se diagnosticado no início da lesão, há grandes possibilidades de cura. “Mas o mais importante ainda é a prevenção. Sempre recomendamos a todas as pessoas a utilização diária de filtro solar com proteção 30 ou superior e, quando forem se expor ao sol, evitar o horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos”.


Programação

8h30 – Introdução - Dr. Rubens Adão da Silva (Cirurgião Oncológico)

8h40 – O papel da anatomia patológica - importância no estadiamento e prognóstico - Dr. Mario Montemor Netto (Patologista)

9h00 – Dermatoscopia digital e sua contribuição e seguimento dos pacientes - Dr. Ney Takizawa (Cirurgia Oncológica, Cirurgia Toráxica e Oncologia cutânea)

9h20 – Discussão

9h30 – Estadiamento - quais exames pedir? - Dr. Carlos Eduardo Marques (Cirurgião Oncológico)

9h40 – Estadiamento - a acurácia do linfonodo sentinela - Dr. Fabio Kiy (Medicina Nuclear)

9h50 – Radiologia - qual o melhor exame? - Dr. Lucas Calafiori (Radiologia)

10h10 – Discussão

10h20 – Intervalo

10h40 – Tratamento locorregional - Dr. André Molina (Cirurgião Oncológico)

11h00 – A abordagem das complicações (Linfadenectomia) - Larissa Louise Campanholi Marques (Fisioterapeuta)

11h10 –Adjuvancia – qual o real impacto? - Dra. Cynthia Koehler (Oncologia Clínica) 

11h30 – Discussão

11h40 – Mesa Redonda: A abordagem da doença metastática – O papel do cirurgião, o papel do clínico e o papel do radioterapeuta - Dr. André Molina (Cirurgião Oncológico); Dr. José Koehler (Oncologista Clínico); Dr. Humberto N. Guerzoni (Radioterapeuta)