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Campanha Abril pela Segurança do Paciente

Promoção da Cultura de Segurança do Paciente para a Assistência Segura



Campanha Abril pela Segurança - Nesta causa, todos podem ser heróis!


A campanha Abril pela Segurança do Paciente foi uma iniciativa do Ministério da Saúde que defendeu que "todos podem contribuir para a segurança do paciente". Por isso, desde o ano passado, o Ministério da Saúde deseja marcar todo mês de abril como o mês da segurança do paciente, considerando que foi neste período no ano de 2013 que foi implementado, por meio da Portaria 529, o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

         

A procura incessante pela melhoria e a sensibilização tanto dos profissionais de saúde quanto dos próprios pacientes, tem sido cada vez mais praticada por diversos órgãos e instituições do país, de tal forma que a busca pelo cuidado de qualidade por todos os envolvidos é a opção mais adequada para uma saúde com menos incidentes e eventos adversos.

            

A ONA - Organização Nacional de Acreditação define evento adverso como um incidente que resulta em dano ao paciente podendo este ser leve, moderado, grave ou até mesmo ocasionar o óbito. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, estimativas comprovam que eventos adversos são a 14ª principal causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, e ainda que, quase 50% destes incidentes são considerados evitáveis.

           

O Ministério da Saúde alinhado a Organização Mundial da Saúde, definiu na RDC 36 de 2013 a segurança do paciente como: "redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde". O Complexo ISPON, que é uma instituição acreditada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) desde 2014 e, na compreensão de que a prestação de serviço com qualidade baseia-se na segurança em todos os processos, desenvolveu com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) uma programação especial no mês de abril/18 com o tema: Promoção da Cultura de Segurança do Paciente para a Assistência Segura. 

           

Foram realizadas diversas ações para incentivar os colaboradores, médicos, parceiros e os pacientes/acompanhantes na atuação conjunta para a segurança, bem como, a promoção de palestras sobre a importância dos protocolos e processos que, quando entendidos e seguidos corretamente, impactam de forma positiva na assistência e segurança dos pacientes.


Dentre as atividades, destacou-se a dinâmica de higienização das mãos com tinta especial. Na dinâmica prática foi possível observar que algumas regiões ficaram descoloridas, ou seja, não foram devidamente higienizadas. Após esse processo, os membros do NSP demonstraram e auxiliaram na higienização correta das mãos.

            

A semana de palestras contou com a presença de convidados e de colaboradores da instituição que contribuíram significativamente para a disseminação da cultura de segurança do paciente. Confira abaixo os temas abordados:

 

A Importância da atuação do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) na Instituição

Palestrante: Ana Neura – Enfermeira Coordenadora do HGU

 

Identificação do Paciente

Palestrante: Wandy Schultz – Enfermeira Coordenadora do NSP do ISPON

 

Eu me comprometo em lavar as minhas mãos

Palestrante: Emanuel Severo – Enfermeiro do Hospital Santa Cruz, Curitiba

 

Prevenção de Quedas

Palestrante: Graziella Grybowski – Enfermeira Responsável Técnica do UNICON

 

Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos

Palestrante: Morgana Crasnhak Jasko – Farmacêutica do ISPON























Fontes: 

Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente

Ministério da Saúde

ONA - Sistema de Gestão da Qualidade: NO 21 Notificação de Incidentes e Eventos