Complexo Ispon Complexo Ispon

Menu Mobile

Acreditação



Nos dias 05 e 06 de maio, o Complexo Ispon passou por uma avaliação de acreditação para manutenção da certificação. A equipe avaliadora do Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS), composta por duas enfermeiras e uma farmacêutica/bioquímica, avaliou os processos organizacionais comparando as evidências das práticas e políticas internas ao Manual Brasileiro de Acreditação (Organização Nacional de Acreditação 2014).

De acordo com o gestor da qualidade do Complexo Ispon, Rodrigo Della Torres, a avaliação de manutenção é um processo ordinário, que acorre a cada oito meses, e obrigatório para que a condição de acreditado seja mantida, sendo que, bianualmente ocorre um novo processo de recertificação. “O resultado do processo foi à indicação a manutenção da certificação”, informou ele.

O Complexo Ispon é acreditado desde dezembro de 2014, tendo sido o primeiro serviço de oncologia no Paraná a obter esse título. No Brasil há apenas 18 certificações de acreditação em serviços ambulatoriais de oncologia. Já a radioterapia foi o segundo serviço no Brasil a obter a certificação.

“Vale ressaltar que o que faz uma organização prestadora de serviços de saúde ter melhores resultados não é apenas o fato de ter o certificado, mas sem dúvida, os processos para implantação e manutenção deste selo que criam um ambiente de cultura da segurança, de melhoria contínua, de avaliações cíclicas, de motivação, de análise crítica perene e de um clima de trabalho adequado e instigante. Todos esses são fatores que resultam em mais qualidade, controles e melhor reputação”, destaca o gestor de qualidade.