Complexo Ispon Complexo Ispon

Menu Mobile

5 de Maio: Dia Mundial da Higienização das Mãos

A prevenção de infecções está em suas mãos!



A importância da Higienização das Mãos


As mãos são a principal via de transmissão de microorganismos sendo a higienização adequada fundamental para prevenir infecções. Entretanto, ainda se encontram barreiras na propagação desta prática, pois falta conscientização por parte dos profissionais e de todos os envolvidos nos cuidados de pacientes. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Higienização das Mãos" com o objetivo de chamar a atenção a esta medida simples e muito eficaz de controle de infecções relacionadas à assistência de saúde.

A higienização das mãos pode reduzir as taxas de infecções nos serviços de saúde e, consequentemente, diminuir os gastos hospitalares proporcionando segurança no atendimento ao paciente. Desta forma, é imprescindível que as instituições de saúde incentivem essa prática, assim como disponibilize equipamentos e insumos para que ela seja realizada. 

No Complexo ISPON são disponibilizados 38 pontos de higienização das mãos com álcool 70º. Em cada um desses pontos e também próximo aos dispensadores de sabonete líquido, contém um informativo com o passo a passo para a higienização eficaz das mãos. A instituição também colabora na conscientização promovendo treinamentos aos profissionais em integração e periodicamente.

Assim como os profissionais, pacientes/acompanhantes e demais visitantes da Instituição também podem e devem colaborar para a diminuição das taxas de infecção por meio da higienização das mãos. Confira a seguir como e quando realizar a antissepsia com água e sabão e também a antissepsia com solução alcoólica:





 

Fontes: Anvisa