Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos


O ISPON por se tratar de um Centro de Tratamento e Prevenção do Câncer, busca há 10 anos desenvolver os Cuidados Paliativos aos nossos pacientes e familiares. Para este atendimento foi criado a EMCP (Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos), que é composta pelos Profissionais: Enfermeiro, Médico, Farmacêutico, Nutricionista, Fisioterapêuta, Psicólogo e Cirurgião Dentista, que se reúne para o atendimento com os pacientes em cuidados paliativos. Os pacientes em cuidados paliativos são atendidos e acompanhados por toda a equipe, onde são acompanhados e tratados os sinais e sintomas que estão prejudicando a qualidade de vida do mesmo, sanando suas dúvidas, medos e vontades, dentro das possibilidades terapêuticas de cada um, respeitando sempre a sua individualidade.

São inclusos no atendimento pela EMCP, os pacientes oncológicos sem possiblidades de cura em tratamento no ISPON (Instituto Sul Paranaense de Oncologia) , ISPAR (Instituto Sul Paranaense de Radioterapia) e no UNICON (Unimed Centro de Oncologia), com disponibilidade para acompanhamento semanal ou quinzenal, bem como, seus familiares e cuidadores.


Para desenvolvimento e abrangência do tema cuidados Paliativos, bianualmente, o Complexo ISPON promove o Fórum de Cuidados Paliativos, evento que reúne diversos profissionais especialistas abordando sobre o tema. O público alvo são profissionais da área da saúde, acadêmicos em formação, pacientes e familiares.