A Instituição

Conheça o Complexo ISPON


O Complexo ISPON possui mais de 20 anos de história e é referência no diagnóstico e tratamento de neoplasias na região dos Campos Gerais. Oferece uma infraestrutura de qualidade, com conforto e excelência no atendimento aos pacientes.

 

           2.900m² de área construída, sendo dividida entre o Instituto Sul Paranaense de Oncologia e o Instituto Sul Paranaense de Radioterapia.

   Corpo Clínico composto por 29 profissionais qualificados.

   Alto padrão de qualidade. Atualmente, é certificado em Nível 2 pela ONA, oferecendo uma assistência segura e atendimento humanizado sem a necessidade de sair da região.

   Auditório e Sala de Reuniões.
 

  1. Fundação do ISPON

    O Instituto Sul Paranaense de Oncologia (ISPON) fundado pelos Médicos Carlos Eduardo Marques, Fabio Postiglione Mansani, José Carlos Gasparin Pereira, José Koehler e Rubens Adão da Silva, surgiu para atender uma demanda crescente da região dos Campos Gerais no que se referia ao tratamento do câncer por meio da Quimioterapia.

  2. Inauguração do Prédio

    O ISPON inaugura prédio próprio no dia 18 de Junho e os pacientes passam a contar com mais conforto para serem atendidos. Faz parte da estrutura uma ampla sala de recepção, consultórios médicos, administração, farmácia e área de preparo de antineoplásicos e leitos ambulatoriais para quimioterapia.
    A instituição começou a atender com um quadro de funcionários restrito formado pelos próprios sócios, por um auxiliar administrativo, uma farmacêutica e duas profissionais de enfermagem.

  3. Implantação do ONCOCLINIC

    A equipe interna do ISPON cria o Oncoclinic, um software para ajudar no gerenciamento e integração de todos os setores do instituto. A ferramenta conta com cadastro de pacientes, diagnóstico de neoplasias, prescrição de quimioterapia e hormonioterapia, prontuário eletrônico, consulta online aos principais sistemas de estadiamento clínico para classificação de tumores, controle de estoque, produção, faturamento, cobrança, etiquetação de medicamentos manipulados e fichas de controle de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária.

  4. Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Pele

    Neste ano, o ISPON começa a integrar a Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Pele, realizada pelo Rotary Club de Ponta Grossa e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 200 atendimentos gratuitos. Esta parceria perdura até os dias atuais.

  5. I Simpósio de Oncologia

    O ISPON realiza seu primeiro evento médico. Este evento reuniu profissionais de toda a cidade e contou com palestras sobre fatores de risco para o câncer, câncer pulmonar, câncer ginecológico, leucemia e a enfermagem na quimioterapia e na radioterapia. A partir de então, dezenas de outros eventos foram realizados, sempre com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde da cidade de Ponta Grossa e região.

  6. Início da Radioterapia

    O ISPON passa a oferecer também o tratamento de radioterapia. Para isso, o prédio passou por uma reforma e ampliação, cumprindo rigorosas normas de segurança e proteção radiológica da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da Vigilância Sanitária. Foram construídas novas salas para abrigar os aceleradores lineares, o simulador, os sistemas de planejamento, a física médica, o processamento e revelação de filmes radiológicos, a oficina para preparo de blocos e moldes, os vestiários, os consultórios e a recepção.

  7. I Corrida e Caminhada do ISPON Contra o Câncer

    Com o objetivo de informar sobre práticas de prevenção e incentivar o exercício físico, reduzindo assim o risco de câncer e favorecendo um estilo de vida saudável, foi realizada, em novembro de 2009, a I Corrida e Caminhada do ISPON Contra o Câncer.

  8. Certificação Selo Social

    Pela primeira vez, o ISPON recebeu a certificação do Selo Social fornecido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Este selo certifica as empresas pelas ações de responsabilidade social desenvolvidas em prol da comunidade.

  9. I Fórum Sobre Cuidados Paliativos

    Foi realizado, em outubro de 2010, o 1º Fórum Sobre Cuidados Paliativos. O evento, que teve como objetivo promover o desenvolvimento dos profissionais da área de saúde do Município de Ponta Grossa e região, abordou temas como: cuidado nutricional do paciente oncológico e como cuidar da dor fisiológica e emocional do paciente.

  10. Criação do ISPAR

    Com o crescimento do serviço de oncologia, foi criado o ISPAR – Instituto Sul Paranaense de Radioterapia. O médico radioterapeuta Humberto A. Nakamura Guerzoni passa a integrar o quadro societário da clínica.

  11. Centro de Estudos e Pesquisas

    O Centro de Estudos e Pesquisas (CEPe) foi criado com o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos estudos na área da oncologia por meio de trabalhos acadêmicos, pesquisas, realizações de eventos técnicos científicos e participações em congressos.

  12. Certificação de Acreditação

    Por possuir padrão de qualidade de atendimento e implantar o Sistema de Gestão da Qualidade, a instituição recebeu, em dezembro de 2014, o certificado de Acreditação. A obtenção deste certificado implica numa demonstração significativa da busca constante de conformidades, seguindo um manual de padrão internacional desenvolvido por profissionais de saúde, que visa estimular a redução de riscos para pacientes e profissionais da área. O ISPON foi o primeiro serviço ambulatorial do Paraná e o terceiro do sul do Brasil em Oncologia a conquistar esta certificação. O ISPAR foi a segunda clínica de radioterapia certificada no Brasil e a primeira do sul do país.

  13. Nova Nomenclatura: Complexo ISPON

    O ISPON e o ISPAR ganham uma nova identidade visual, passando a ser, juntamente com o CEPe, Complexo ISPON. A nova logo ganhou traços arredondados e modernos que remetem à nova fase da Instituição ao iniciar uma grande obra, consolidando-se como referência no tratamento oncológico na cidade e região.

  14. Inauguração do Novo Prédio

    Em dezembro de 2015, o Complexo ISPON inaugura um novo prédio com área construída de 2.900 m2, onde estão distribuídos os novos consultórios, recepções, salas de espera, laboratório, setor administrativo, auditório, sala de reuniões e as dependências do CEPe (Centro de Estudos e Pesquisa). A Unidade de Quimioterapia e a recepção principal foram ampliadas e a farmácia passou a contar com novos equipamentos e tecnologia de “Área Limpa”, que garante mais qualidade ao preparo da medicação. O Setor de Radioterapia também sofreu ampliação da área física e recebeu mais um acelerador linear, passando a oferecer novas opções para o tratamento das neoplasias.

  15. Implantação da Equipe Multiprofisisonal do Controle da Dor

    Para oferecer uma melhor assistência aos pacientes do Complexo ISPON e a seus familiares foi criada a Equipe Multiprofisisonal do Controle da Dor – EMCD. O grupo foi o primeiro da região a ser formado para este tipo de atendimento, contando com uma médica, farmacêuticas, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e psicóloga que, uma vez por semana, se reúnem com o paciente e sua família.

  16. Nova Especialidade Médica: Oncogenética

    Buscando sempre novas formas de melhorar o atendimento de seus pacientes, o Complexo ISPON agora conta com o atendimento do oncogeneticista Dr. José Claudio Casali da Rocha. A oncogenética trabalha com o paciente e sua família, fazendo um levantamento do histórico familiar, procurando identificar se existem possíveis portadores de tumores ou alterações genéticas que possam contribuir para o tratamento do paciente.

  17. Recertificação da Acreditação

    O Complexo ISPON conseguiu a recertificação do selo da Acreditação. Este selo atesta que a clínica segue um manual de padrão internacional desenvolvido por profissionais de saúde, que visa estimular a redução de riscos para pacientes e profissionais da área.

  18. 10ª Edição da Corrida e Caminhada ISPON

    A 10ª Corrida e Caminha do ISPON contra o Câncer foi realizada em 28 de Outubro de 2018 e contou com 800 inscritos entre as categorias de corrida 5K e 10K, corrida kids e caminhada. Um evento que mobilizou grupos de corridas, atletas, médicos e colaboradores do ISPON e também os pontagrossenses que apoiam a causa. Nestes 10 anos de história, o combate e a prevenção do câncer são bem representados pela superação de cada participante ao cruzarem a linha de chegada!

  19. Certificação de Acreditação Nível 2

    O ISPON e ISPAR, já com um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e Acreditado em Nível 1 pela ONA - Organização Nacional de Acreditação desde dezembro/2014 avançaram para um novo nível de qualidade: a certificação de Acreditação Nível 2, fato homologado no último 25/03/2019. Esta conquista tornou-se ainda mais significativa para Ponta Grossa e região, porque no Brasil apenas 19 serviços de oncologia possuem este selo de qualidade e destes, apenas 4 são Acreditados em Nível 2. O ISPON passa a ser o 5º serviço no Brasil e o 2º no sul do país em Nível 2. Já para o ISPAR a certificação é ainda mais impactante - apenas 3 serviços de radioterapia são Acreditados no Brasil! Passamos a ser o 2º em Nível 2 do Brasil e o 1º no Paraná e em toda a região sul!

  20. E continua...

Conheça também